quinta-feira, 14 de julho de 2016

A Esquina Nervosa da Freguesia

A Esquina Nervosa da Freguesia
PDF 683

221337.jpg
https://www.google.com.br/search?q=pizzaria+cinderela&biw=1093&bih=521&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiB6bqg9PLNAhWJHpAKHXJqBWcQ_AUICCgD#imgrc=dyqfPvZgEwQMcM%3A



A notícia do falecimento de Rafa, fez lembrar uma esquina nervosa de um bairro. Uma esquina que pode ser comparada com a Cinelândia (Rio de Janeiro/RJ) ou a Boca Maldita (Curitiba/PR). E até ao Café são Luiz em Natal/RN.

A esquina das noticias politicas de um local. O ponto de encontro para novas partidas. E a esquina da Cinderela sempre teve este papel na Freguesia, uma parte de uma grande Ilha. A Ilha que já foi denominada de Grande e ilha de Maracajá, pelo moradores primitivos, e que tornou-se a do Governador. A maior ilha entre tantas outras ilhas.

É na esquina da Cinderela, onde são tomados os rumos, em direção à praia, em direção ao Bananal ou em direção a praça Calcutá. E até um rumo de volta, subindo uma ladeira e chegando a Pixunas, que leva a outros caminhos. Daquela esquina avista-se o mar, entre algumas arvores frondosas, na orla. A esquina onde chegam os que de ônibus desembarcam, em uma parada de coletivos ali na esquina. Muitos naquela esquina partem pela manhã para só voltar a noite. No passado muitos ali embarcaram ou desembarcaram do/no bonde ou do/no lotação. A esquina de Comendador Bastos e Magno Martins, a esquina arterial da Freguesia. Há registros históricos de personalidades que moraram nas redondezas. Daquela esquina se avistam os aviões que partem, de um aeroporto próximo.

Os que ainda não decidiram para onde ir, têm a opção da Cinderela, da ‘Escadinha’, e outros estabelecimentos na esquina. Para os que seguem de bicicleta, uma oficina. Podem fechar ou abrir novos e velhos estabelecimentos naquela esquina. Mas sempre será a esquina da Cinderela. Podem ter açougue, farmácia ou mercearia, de cores variadas de azul ao blue. A Cinderela marcou uma época e denominou um espaço. Na esquina encontram-se alimentos, prontos, para viagem, ou para preparar em casa. Naquela esquina tomam-se as decisões do que comer e para onde ir.

E um personagem estabelecido naquela esquina partiu, aquele que fornecia as notícias. Noticias que chegavam impressas em jornais e revistas, e até mesmo em álbum de figurinhas. Noticias que surgiam a partir de um jornaleiro, noticias impressas e pela oralidade daquele que estava fixo em uma esquina, cumprimentando quem chegava e quem partia. Curiosamente naquela esquina estabeleceram-se os Lemmes. Lemes que definem uma direção tal como aquela esquina.

Sim, existem outras Cinderelas, localizadas em uma esquina, e em outras esquinas. E os que conhecem a Cinderela na esquina de Comendador Bastos com Magno Martins, saberão reconhecer que a Cinderela da foto não é a da mesma aqui citada, mas pode ser uma Cinderela que guarda algumas semelhanças. E da mesma forma existem outras Freguesias.

E talvez o Rafa tenha montado uma nova banca de jornais e revistas, em uma outra esquina, próximo a uma outra Cinderela. Uma outra esquina com uma nova Freguesia.


Em 14/07/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário